Fechaduras no Tempo

Fechaduras no Tempo

As fechaduras, trancas e aldrabas sempre foram objeto de imaginação e arte.  Nesta séria de fotos procuro registrar as diferentes formas e tipos de fechaduras antigas, principalmente as do período colonial, encontradas nas minhas viagens por cidades do interior do Brasil e América do Sul. Destaque também para a criatividade das pessoas em criar engenhocas para abrir e fechar portas e janelas.

Fechaduras e chaves eram conhecidas muito antes do nascimento de Cristo. Elas são mencionadas com freqüência no Antigo Testamento e na mitologia.  As primeiras fechaduras que foram usadas em Roma eram extremamente simples: consistiam em duas argolas, uma em cada aba da porta, e entre elas passava-se um prego (em latim “clavus, clavi”), para abrir e fechar. Com esta novidade, o nome do prego (“clavus”) mudou ligeiramente para chamar-se “clavis”, da qual se originou em nossa língua a palavra “chave”.

As primeiras fechaduras mecânicas eram feitas de madeira e provavelmente foram criadas por uma série de civilizações ao mesmo tempo. Existem registros arqueológicos que mostram seu uso há cerca de 4.000 anos atrás no Egito, Persia e China.

Com o passar do tempo, ferreiros e artesãos foram convidados para produzirem fechaduras e chaves de metal para a  Corte Real e para as igrejas e catedrais da Europa. Eles se destacaram na ornamentação elaborada e altamente detalhadas.

(fonte: Google e Wikipedia)

Veja as fotos

 

Comente

Você deve ser logged in to post a comment.