Shushi do Yamamoto

Shushi do Yamamoto

Hummm…. barco combinado sushi/sashimi do restaurante Yamamoto no bairro da Liberdade em São Paulo, na minha opinião um dos melhores da cidade. Dirigido há mais de 20 anos pela Nair, simpática dona brasileira, tem sempre peixes fresquíssimos cortados com precisão pelo sushiman também brasileiro, mas que conhece mais do que muito japonês do ramo.

Eu frequento o Yamamoto desde os anos 70, quando os restaurantes da Liberdade ainda eram exclusivos dos orientais. Naquela época ninguém que não tivesse olho puxado se arriscava comer peixe cru, e nós aliens, eramos olhados com estranheza  pelos habitues da região.

Por incrível que pareça, quem nos apresentou as delicias da culinária japonesa foi um bahiano de Vitória da Conquista, o Stênio dos Anjos,  ná época programador de computador na minha empresa que acabava de nascer. Ele  morava na Liberdade e conhecia muitos japoneses por lá, um deles o dono do restaurante Hinodê, que existe até hoje e foi nosso ponto de iniciação.

Com o tempo migramos para o Yamamoto (na época dirigido pelo Cesar, ex da Nair) e o hábito virou ritual das sextas feiras, intercalado com a picanha do Waldir, da Chrrascaria Costela de Ouro na rua Piassanguaba – São Judas, que lançou em 1968 a moda da picanha no espeto. Mas isto é tema para outro post.

Para quem quiser experimentar, o Yamamoto Restaurante fica na Rua Américo de Campos, 84 – Liberdade – São Paulo – SP Tel: (11) 3277-1022

Comente

Você deve ser logged in to post a comment.